O CAMPO HARMÔNICO
Campo harmônico, é o conjunto de acordes formado a partir das notas de uma determinada escala. Esses acordes são extraídos de uma das quatro escalas estruturais: a maior, a menor, a menor harmônica e a menor melódica. Também pode ser chamado de estrutura tonal visto que o desenvolvimento da harmonia está inteiramente ligado ao aparecimento e desenvolvimento do conceito de tonalidade.
MELODIA
A melodia é feita dentro de um contexto em que existe um centro tonal indicando uma harmonia e uma escala. Os acordes sugeridos pela melodia estão contidos no que se chama campo harmônico.
ACORDES
Cada escala possui seu campo harmónico. Para montar este campo harmônico é necessário conhecermos os intervalos (explicado abaixo) e as notas da escala. Cada acorde é formado por três ou mais notas; o conjunto mais simples é de três notas (tríade), formada por três notas da escala seguindo certa regra. Tomando como exemplo a escala de dó maior - dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó - o acorde terá as notas dó, mi e sol. A primeira nota (dó) dá nome ao acorde, a terceira (mi) o classifica em maior ou menor - a escala maior forma o acorde maior e a menor o acorde menor (no exemplo dado, - dó, mi, sol - o acorde é dó maior); e a quinta nota o classifica em aumentado ou diminuto, no caso de escala aumentada ou diminuta.
TRIADES
Intervalos para um acorde maior, ex.: Dó (C)
Intervalos para um acorde menor, ex.: Ré menor (Dm)
Intervalos para um acorde aumentado, ex.: Fá aumentado (F+)
Intervalos para um acorde diminuto, ex.: Mí diminuto (E°)
GRAUS DA ESCALA
Cada uma das notas da escala gera um acorde e o resultado são sete acordes, que, de acordo com os conceitos da harmonia funcional, a primeira nota (tendo ainda como exemplo a escala de dó maior), dó, é o 1º Grau (tônica); ré, o 2º Grau (supertônica); mi, o 3º Grau (mediante); fá, o 4º Grau (subdominante); sol, o 5º Grau (dominante); lá, o 6º Grau (superdominante); e si, o 7º Grau (sensível). A menor distância de uma a outra nota é o semitom. Dois semitons formam a distância de um tom; três semitons formam a distância de um tom e meio; quatro semitons formam dois tons; etc. A distância entre uma nota e outra é chamada de intervalo, e os intervalos que formam a escala são os de semitom, de tom e de um tom e meio.
AS ESCALAS
ESCALA MAIOR
Assim os intervalos da escala maior (para exemplo em dó as notas são: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e dó) são:
ESCALA MENOR
Da escala menor (para exemplo em lá as notas são: lá, si, dó, ré, mi, fá, sol e lá):
Da escala menor harmônica (é a escala menor com o sétimo grau um semitom acima - para exemplo em lá as notas são: lá, si, dó, ré, mi, fá, sol# e lá):
Da escala menor melódica (é a escala menor com o sexto e o sétimo graus um semitom acima - para exemplo em lá as notas são: lá, si, dó, ré, mi, fá#, sol# e lá):
CIFRAS
Maiores | Menores | Aumentados | Diminutos |
---|---|---|---|
C = Dó maior | Cm = Dó menor | C+ = Dó aumentado | C° = Dó diminuto |
D = Ré maior | Dm = Ré menor | D+ = Ré aumentado | D° = Ré diminuto |
E = Mi maior | Em = Mi menor | E+ = Mi aumentado | E° = Mi diminuto |
F = Fá maior | Fm = Fá menor | F+ = Fá aumentado | F° = Fá diminuto |
G = Sol maior | Gm = Sol menor | G+ = Sol aumentado | G° = Sol diminuto |
A = Lá maior | Am = Lá menor | A+ = Lá aumentado | A° = Lá maior |
B = Si maior | Bm = Si menor | B+ = Si aumentado | B° = Si diminuto |
SINAL SUSTENIDO E BEMOL
O sustenido eleva a entoação da nota em um semitom e o bemol abaixa a entoação da nota em um semitom. São colocados à direita da cifra.
Exemplo:
CAMPO HARMÔNICO DA ESCALA MAIOR
Ao estudar o campo harmônico você esta conhecendo os acordes na sua raiz, eles são formados com as notas da escala maior em questão .
Os acordes formados no campo harmônico maior sempre seguirão a ordem:
AREAS DO CAMPO HARMÔNICO DA ESCALA MAIOR
Os acordes desse campo exercem funções específicas dentro de uma determinada progressão. Essas funções podem transmitir sensações de estabilidade ou instabilidade ou até mesmo sentimentos melancólicos, felizes e sérios, isso origina o movimento harmônico. Essas funções são as funções tonais ou harmônicas e são divididas em três: Funções harmônicas; Tônica(T); Subdominante(S); Dominante(D)
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7M VIm7 VIIm7(b5)
BEMOL
SUSTENIDO
CAMPO HARMÔNICO MENOR
Este é o campo harmônico da escala menor natural (relativa) de dó. O campo harmônico menor sempre seguirão a ordem:
AREAS DO CAMPO HARMÔNICO DA ESCALA MENOR NATURAL
A escala menor natural é desprovida de área dominante, seu acorde dominante é um acorde menor(Vm7).
Essa escala é desprovida de sensível, perdendo assim o trítono entre o IV e o VII graus, e consequentemente formando um acorde Vm7, conhecido como dominante menor, que nesse caso tem uma função modal, e não tonal(já que devia ser um V7).
É muito comum utilizar o V7 como empréstimo modal da escala menor harmônica para essa escala.
BEMOL
SUSTENIDO
CAMPO HARMÔNICO DA MENOR HARMÔNICA
A sonoridade da escala menor harmônica em si é bem característica, mas esta escala harmonizada pode oferecer alguns empecilhos musicais. Isso depende do gosto de cada um.
Os acordes formados no campo harmônico da escala menor harmônica sempre seguirão a ordem:
AREAS DO CAMPO HARMÔNICO DA ESCALA MENOR HARMÔNICA
BEMOL
SUSTENIDO
CAMPO HARMÔNICO MENOR MELODICO
Os acordes formados no campo harmônico da escala menor melódica sempre seguirão a ordem:
AREAS DO CAMPO HARMÔNICO DA ESCALA MENOR MELODICA
A escala menor melódica não tem área subdominante, já que é desprovida de bVI, que a diferencia da escala menor natural.
Assim como o Vm7 da escala menor primitiva, o IIm7 da escala menor melódica não possui função tonal, e sim modal.
BEMOL
SUSTENIDO